domingo, 8 de novembro de 2009

Providência de Deus

Providência é a atuação contínua de Deus pela qual ele faz todos os eventos do universo físico e moral cumprirem o desígnio para o qual ele o criou.
Como a criação explica a existência do universo e como a Preservação explica sua continuação, assim a Providência explica sua evolução e progresso.
A Providência não deve ser tomada simplesmente no sentido de prever. É prever também ou é uma atuação positiva em conexão com todos os eventos da história. Deve-se distinguir providência de preservação. Enquanto a preservação é a manutenção da existência e dos poderes das coisas criadas, providência é um verdadeiro cuidado e controle delas. Porque o plano original de Deus é todo abrangente a providência que executa o plano também o é abarcando em seu escopo coisas pequenas e grandes e exercendo cuidado sobre indivíduos assim como sobre classes. Com relação aos atos bons dos homens, a providência abrange todas as influências naturais da hereditariedade e do meio que preparam o homem para a operação da palavra de Deus e do Espírito e que constituem motivos para a obediência. Com relação aos atos maus dos homens, a providência nunca é causa eficiente do pecado, obstante, permissiva, diretiva e determinativa. Porque Cristo é o único revelador de Deus e o mediador de toda a atividade divina a providência deve ser considerada a obra de Cristo. “Um só Senhor, Jesus Cristo, por quem são todas as coisas” (I Co. 8.6). “Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também (Jo. 5.17).
Providência é a atenção de Deus concentrada em toda a parte. Seu cuidado é tanto microscópico como telescópico. (Robert Browning).
Os problemas do tratamento providencial de Deus só são inteligíveis quando consideramos que Cristo é o revelador de Deus e que o seu sofrimento pelo pecado abre-nos o coração de Deus. A história toda é a manifestação progressiva da santidade e do amor de Cristo e na cruz temos a chave que destrava o segredo do universo. Focalizando a cruz, cremos que o Amor dirige tudo e que “todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm. 8.28).
Considerando exemplos bíblicos, podemos citar: Gn. 22.8,14 - “Deus proverá para si o cordeiro ... Yahweh Jiré (o Senhor proverá); Dt. 8.3 - “o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem”; Fp. 4.19 – “O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades”.
Deus sabe com muita antecedência aquilo que precisamos. Descanse e espera em Deus. Amém.
Extraído de Teologia Sistemática/ Augustus Hopkins Strong; V. I.
Pr. Joel Nogueira

Nenhum comentário: