sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A certeza da salvação

“Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão” (Lc. 19.9). Nesta passagem, Jesus deixa claro que a salvação já faz parte da vida de Zaqueu. Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc. 19.10).
Em João 10. 27-30 Jesus nos assegura de maneira a não pairar dúvidas, que ninguém poderá nos tirar das suas mãos.
Uma vez salvo, nos alegramos em servi-lo e na sua lei meditamos noite e dia. Na vida Cristã,
o Salvo não precisa de apelativos, quem tem o Espírito Santo não precisa de jeitos, (1Jo.2:27); de sermões emocionalistas atraindo a decisões; de intransigências comportamentais; de incentivos barganhais para com Deus, etc.
Consequentemente, na vida do salvo, há mudanças que a Conversão opera numa vida: 1) na alma: o espírito de adoção, de filho de Deus, Rm.8:15; 2) no caráter: uma nova natureza interior, 2Co.5:17; 3) na mente: o entendimento e raciocínio de Cristo, 1Co.2:16; 4) no comportamento: Jesus vivendo através de nós, Gl.2:20; 5) nos valores: prioridade aos interesses do Reino, Mt.6:31; 6) no organismo: entendimento saudável de si mesmo, At.3:16; 7) na vida: organização, prosperidade e alegrias, 3Jo.2.
Sobre nossa situação espiritual: 1) Deus é quem opera tudo em todos os seus – 1Co.12:6; 2) faz isso só na vida dos seus salvos – Fp.2:13; 3) Ele pode estar aguardando o melhor momento de nos usar; 4) o salvo tem vida de agrados com momentos de desagrados.
Descanso na Salv
ação e suas conseqüências: (A Bíblia e principalmente Jesus nos garante que a salvação é grátis e imperdível, isso produz resultados interessantes): 1) Ilustrado em Abraão levando Isaque para o sacrifício pela fé-obediência, Gn.22; 2) Ilustrado em Eliseu enxergar mais que o moço a proteção de Deus, 2Rs.6; 3) Por isso não damos prioridade à obediência a Deus, como muitos fazem em troca de bênçãos materiais; 4) Por isso não temos ardor em agradar ao Senhor, como fazemos com muitas coisas em nosso dia-a-dia; 5) Mas vivemos mais obediências que pecados em nosso relacionamento com Deus; 6) Mas vivemos mais testemunho cristão que obras da carne na vida no mundo; 7) Mas vivemos mais sendo bênção que tropeço no relacionamento com a igreja.

Quando nos dispomos a servir, basta apenas que digamos sim ao desejo dEle: 1) Ele nos chama e nos convoca – nos seduz; 2) Ele nos prepara e nos capacita – desde o nascimento; 3) Ele nos prepara e nos capacita – no momento que fala; 4) Ele nos dá condições e oportunidades – para obedecermos; 5) Ele nos dá anjos e pessoas – para nos ajudar; 6) Ele nos dá convencimento e motivação – para nos estimular; e, por fim, 7) Ele nos salva e nos dá galardão – para nos recompensar.

Sem fé não há salvação (Mt. 10. 32,33) Disse Jesus: Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.
Deus os abençoe!Pr. Joel Nogueira

Nenhum comentário: