sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Constituição da igreja

A igreja de Cristo é constituída de pessoas regeneradas em todos os tempos e épocas, no céu e na terra (Mt. 16.18); Ef. 1.22,23; 3.10; 5.24,25; Cl. 1.18; Hb. 12.23). A igreja é idêntica ao reino espiritual de Deus; ambos significam a humanidade na qual Deus, em Cristo, exerce seu verdadeiro domínio espiritual (João 3.3,5).
Mt. 16.18 – “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”; Ef. 1.22,23 – “E sujeitou todas as coisas a seus pés e o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos”; 3.10 – “Para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus”; 5.24,25 – “De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós maridos, amai a vossas mulheres como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”; Cl. 1.18 – “E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”; Hb. 12.23 – “À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus”; Jo. 3.3,5 – “Aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus ... aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus”.
A igreja não é nada menos que o corpo de Cristo, organismo ao qual ele dá vida espiritual e através do qual ele manifesta a plenitude do seu poder e graça. A igreja, portanto, não pode ser definida em termos simplesmente humanos, mas como um agregado de indivíduos unidos com propósitos sociais, beneficentes ou ainda espirituais. Há um elemento transcendente na igreja. É o grande conjunto de pessoas que Cristo salvou, nas quais ele habita, às quais e através das quais ele revela Deus (Ef. 1.22,23).
“A igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos”. Aquele que é a vida da natureza e da humanidade revela-se mais plenamente no grande grupo que se juntou a ele pela fé. A igreja pressupõe a união com Cristo. Só isto transforma o pecador em um cristão e só isto torna possível a comunhão vital e espiritual entre os indivíduos o que constitui o princípio organizador da igreja. A mesma vida divina que assegura o perdão e a perseverança do crente une-o aos demais crentes. O Cristo que habita na igreja a faz superior e mais permanente do que todas as organizações humanitárias; estas morrem, mas porque Cristo vive a igreja também vive.
Extraído de Teologia Sistemática/ Augustus Hopkins Strong; V. I.
Pr. Joel Nogueira

Nenhum comentário: