segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Origem da Páscoa

A origem da páscoa se encontra no livro de Êxodo, capítulo 12, onde o Senhor declara uma série de ordenanças ao seu povo, Israel, para ser lembrada à posteridade, e cumprida, isto é, a páscoa foi instituída por Deus para Israel. E o significado desta festa se encontra no versículo 12, que diz:
"Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Senhor".
Tem-se aí, portanto, o motivo da páscoa: A morte dos primogênitos dos egípcios, e a execução do juízo de Deus sobre todos os deuses egípcios. E em outras passagens, são reforçadas o sentido da Páscoa:
"Quando, pois, tiverdes entrado na terra que o Senhor vos dará, como tem prometido, guardareis este culto. E quando vossos filhos vos perguntarem: Que quereis dizer com este culto? Respondereis: Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriram os Egípcios, e livrou as nossas casas." (Êxodo 12:26,27).
Portanto, não podemos nos esquecer de que a instituição da páscoa foi somente para os judeus e significa passagem. O povo acabava de ser libertado. Hoje, com certeza, podemos afirmar que a nossa páscoa é Cristo. O próprio Senhor Jesus a instituiu, conforme (Mateus 26:17-19; Marcos 14:12-16; Lucas 22:7-13), e não foi pela Sua ressurreição que Ele a instituiu, e sim, em memorial a Ele, e anunciando a Sua morte, até que Ele venha nos buscar (I Coríntios 11:26).
A Ceia do Senhor se deu justamente na páscoa porque, a verdadeira páscoa era Ele (I Coríntios 5:7), que estava preparado para morrer pelos nossos pecados. Por isso que foi chamado de Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo (João 1:29), porque Ele é o Cordeiro a ser sacrificado, a páscoa, para derramar o Seu sangue pelos nossos pecados; pois, sem tal sacrifício, nenhum homem poderia se aproximar de Deus, e entrar em comunhão com Ele, ganhando assim a vida eterna. Concluo, afirmando, que nós não temos parte na páscoa do povo judeu. Aquela páscoa foi exclusiva para eles. A nossa páscoa hoje é CRISTO.

Nenhum comentário: